'Guerra ao terror', que abre caminho para o Oscar

A Sociedade Nacional de Críticos de Filmes (National Society of Film Critics, em inglês) escolheu, no domingo (3), “Guerra ao terror” como o melhor filme de 2009.

 

O longa –lançado no Brasil inicialmente apenas em DVD, mas que deve chegar aos cinemas em fevereiro– mostra um esquadrão de elite do exército especializado em bombas, que atua no Iraque.

 

A associação, composta pelos principais críticos de cinema dos Estados Unidos, também reconheceu o bom trabalho da diretora, Kathryn Bigelow, e do protagonista, Jeremy Renner. “Guerra ao terror” tem se consagrado nas principais premiações de cinema, está disputando o Globo de Ouro em três categorias e, ao que tudo indica, abrindo caminho para o Oscar.

A Sociedade elegeu ainda Yolande Moreau como melhor atriz, por sua participação no filme francês "Seraphine", a respeito da pintora Seraphine de Senlis. Os irmãos Joel e Ethan Coen venceram na categoria melhor roteiro por “Um homem sério”, comédia de humor negro que se passa em 1967.

 

"The beaches of Agnes 40", documentário autobiográfico sobre o diretor Agnes Varda, foi selecionado como o melhor filme de não-ficção. E "Summer hours", história de três irmãos assinada pelo cineasta francês Olivier Assayas, venceu como melhor filme estrangeiro.

 

Mo'Nique foi premiada como melhor atriz coadjuvante por seu papel em “Preciosa”, e Austrian Christoph Waltz venceu como ator coadjuvante por “Bastardos inglórios”.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.