Parceira entre Google e Yahoo no Japão é analisada como monopólio

A empresa japonesa de comércio eletrônico Rakuten pediu às autoridades que revisem os planos do Yahoo Japão e do Google de formarem uma aliança no país. Em uma declaração divulgada nesta quarta-feira (20), a Rakuten alega que a parceria entre as duas empresas daria ao Google o monopólio da informação on-line no Japão. A companhia japonesa alega que o acordo dificultaria o desenvolvimento de outras empresas no setor de buscas e serviços on-line.

Em um acordo anunciado em julho, o Yahoo Japão, que é líder de mercado no país, começará a utilizar a tecnologia de busca e de publicidade do Google no final deste ano, mantendo a interface original do site.

O Yahoo Japão divulgou em julho que o site tinha 57% de participação no mercado de buscas no país, a terceira maior audiência do buscador no mundo. O Google apresentava 37%, e o site de buscas da Microsoft ficava em terceiro lugar, com 3%.

Após o anúncio da parceira, a Comissão de Comércio do Japão disse que não via nenhum problema de monopólio no acordo. Essa é a primeira queixa de uma grande companhia japonesa de internet em relação aos planos do Yahoo e do Google no país. Em agosto, a Microsoft já havia alegado que a parceira daria quase total controle do mercado on-line japonês ao Google.

Nos Estados Unidos, o Yahoo formou uma parceria com o buscador da Microsoft, Bing, para enfrentar a posição dominante do Google no mercado.

G1

 
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