Heloisa Schurmann lança livro


Heloisa Schurmann
é de uma família conhecida pelas aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro. Quis o destino que o dia a dia dos Schurmann fosse surpreendido pela chegada de Kat, uma pequena e animada criança que passou a dividir com eles uma vida feliz pelos mares.


Esse é o enredo do livro “Pequeno Segredo – A Lição de Vida de Kat Para a Família Schurmann” (ed. Agir, 320 pág., R$ 39,90) que Heloisa lança em Curitiba amanhã (17 de abril), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação [av. Sete de Setembro, 2775, Centro, tel. 41-3330-5119, Curitiba-PR], durante um bate-papo com o público. A entrada é franca.


“A obra – que também vai virar filme - conta uma história sobre os presentes dados pelo acaso, que permanecem mesmo quando nos são tirados. Sobre como um filho, biológico ou não, pode modificar por completo a nossa vida. E, acima de tudo, sobre até onde podemos ir quando somos tocados pela força do amor incondicional”, diz Heloisa.


O início

Tudo começou quando o barco da família - que dava a volta ao mundo - estava ancorado na Austrália e a bandeira brasileira despertou a atenção de Robert. O homem se aproximou dos velejadores e disse: “Minha esposa vai gostar de conhecê-los. Ela é do Amazonas”.


Nem em sonho alguém poderia imaginar que aquela meia dúzia de palavras selariam o encontro de três histórias e mudariam o destino de todas elas.


Robert trabalhava numa companhia que explorava gás pelo mundo. Num de seus trabalhos, veio para o Brasil e foi para uma comunidade chamada Carauari, distante três dias de barco de Manaus. Lá, apaixonou-se por uma cabocla, Giane, com quem se casou e foi morar na Austrália. No Sul do Brasil, Wilfredo, Heloísa e três meninos [Pierre, Wilhelm e David] transformam o sonho de conhecer o mundo em realidade singrando os mares.


O encontro das duas famílias resultou numa profunda e sincera amizade. Tanto que depois que os Schurmann seguiram mundo a fora, sempre trocavam correspondência. Um dia, Giane escreveu anunciando a gravidez e, depois, ao longo de um ano, cartas e fotos da filha Kat chegavam até os Schurmann. Heloísa sempre respondeu. Mas um estranho silêncio se fez, e a correspondência começou a voltar.


Certa vez, quando estavam ancorados no Rio de Janeiro, reencontraram o amigo Robert, que contou que estava morta, vítima de um câncer. Chocados, sabedores do grande amor que existiu entre os dois e vendo o quanto Robert estava abalado, convidaram o amigo e a pequena Kat para velejar.


Três meses se passaram até que Robert tomou coragem e contou para os Schurmann que Giane, na verdade, morreu vítima de complicações do HIV. Sem saber que era portadora do vírus, adquirido em uma transfusão de sangue, acabou contaminando o marido e a filha. Na velejada, Robert viu que os Schurmann poderiam cuidar de Kat.


Vivências inesquecíveis

Kat era uma menina afetiva e ao mesmo tempo teimosa, inocente e madura, impulsiva e dócil, leve e presente, sem medo de esconder suas fragilidades e inseguranças. Ela escolheu viver intensamente e não se permitia desperdiçar um único momento. Kat nasceu com o vírus HIV e morreu de uma parada cardíaca, aos 13 anos, por complicações da doença.


Mas foi sua vida, dez anos ao lado da família Schurmann, que mudou o percurso do vento espiritual de Heloisa, a matriarca dos velejadores brasileiros, apelidada carinhosamente de “formiga atômica”.


“Minha irmã diz assim, ‘você conseguiu dar a volta ao mundo, e o que mais te tirou o tapete de baixo é que você não conseguiu com que a Kat vivesse’. E isso realmente é uma coisa que aprendi”, diz Heloisa. “Você não tem o controle do seu destino”.


E, agora, é essa lição de desapego afetivo e tolerância que a navegadora e escritora está levando ao mundo com seu novo livro. “Kat ficava bem seis meses, um ano, e começava a baixar a imunidade e tinha que trocar de remédio”, diz Heloisa, que manteve o segredo de Kat guardado a sete chaves até pouco antes de ela falecer, com o intuito de protegê-la contra preconceitos em relação a AIDS.


A direção de uma escola uma vez deixou claro que se a condição de Katherine chegasse ao ouvido de pais e houvesse alguma reclamação, a menina teria que parar de frequentar as aulas imediatamente.


Quando Kat finalmente soube da verdadeira razão porque se sentia às vezes enfraquecida e tinha que tomar tantas “vitaminas”, ela disse que aos 14 anos queria contar para o mundo que era soropositivo e poder fazer a diferença com sua história. “Eu dizia, ‘vai ser uma barra’. E ela falava, ‘não faz mal. Eu já aprendi a viver com a barra’”, diz Heloisa.


E assim Kat foi mantendo um diário, que hoje faz parte desse livro, dessa história que ela nunca pôde contar, mas que se tornou uma missão para sua madrasta – chamada carinhosamente de “mommy”, seu padrasto, Vilfredo, de “daddy” e os três irmãos, Pierre, Wilhelm e David.


Perfil

Heoisa Schurmann graduou-se como professora de inglês na New York University.  Em Florianópolis, foi proprietária de uma escola de inglês com cerca de mil alunos. Leitora apaixonada do escritor francês Jules Verne, ela abandonou a vida segura em Santa Catarina para viver o sonho de se aventurar pelo mundo em família.


Heloísa, que transformou seu hobby de escrever em profissão, coordena o planejamento dos projetos da Família na área educacional, faz palestras em empresas de todo o país e desdobra-se para garantir o bem-estar da tripulação a bordo. No site da Família Aventura, Heloísa escreve uma coluna semanal, na qual compartilha com os leitores sua riquíssima experiência de vida e manifesta uma sempre renovada curiosidade por descobrir coisas novas.


Serviço

O que: Lançamento do livro “Pequeno Segredo – A Lição de Vida de Kat Para a Família Schurmann”, bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Heloisa Schurmann

Quando: Amanhã (17 de abril), às 19h30

Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Estação [av. Sete de Setembro, 2775, Centro, tel. 41-3330-5119, Curitiba-PR]

Quanto: Entrada franca

Sugestão de legenda

Heloisa e a pequena Kat em momentos únicos; Livro conta a fascinante história de amor entre uma criança e a família Schurmann


Crédito das fotos

Família Schurmann

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.