Obama diz estar "supreso e honrado" com Nobel da Paz

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse estar "surpreso e muito honrado" com prêmio Nobel da Paz que conquistou na manhã desta sexta-feira. Obama disse estar honrado com o prêmio, mas afirmou que não tem certeza se fez o bastante para merecê-lo.

Em um discurso no gramado da Casa Branca na manhã desta sexta-feira, Obama disse que irá aceitar o prêmio como um "chamado à ação" para diminuir o armamento nuclear no mundo e resolver conflitos que estão em andamento. "Muito ainda deve ser feito", disse o presidente.

Barack Obama conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira por dar ao mundo "esperança de um futuro melhor" com seus trabalhos para a paz e pedidos para redução do arsenal nuclear. O Comitê do Nobel na Noruega elogiou Obama por "seus extraordinários esforços para fortalecer a cooperação internacional entre os povos".

Primeiro presidente negro dos EUA, Obama pediu pelo desarmamento nuclear e trabalhou para restabelecer o processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o posto em janeiro. "Muito raramente uma pessoa com a mesma amplitude de Obama capturou a atenção do mundo e deu ao seu povo a esperança de um futuro melhor", disse o comitê.

O presidente dos Estados Unidos criou um "ambiente novo para a política internacional. Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel protagonista", assinalou o Instituto em Oslo.

"A visão de um mundo sem armas nucleares estimulou o desarmamento e as negociações para o controle de armamento. Graças à iniciativa de Obama, Estados Unidos estão desempenhando um papel mais construtivo para fazer frente aos desafios da mudança climática que enfrenta o mundo", acrescentou o Instituto.

Trata-se da primeira vez que recebe o Nobel da Paz um presidente dos Estados Unidos em exercício, depois que em 2002 lhe fora outorgado ao já ex-presidente Jimmy Carter, por seu trabalho mediador. O comitê deu o prêmio a Obama menos de nove meses após ele assumir a presidência.

Em 2007, seu compatriota, ex-candidato à Casa Branca e ex-vice-presidente Al Gore, também democrata, o recebeu por seu trabalho na luta contra a mudança climática.

 

Informações redação com agencias Internacionais

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.