Pianista Aleyson Scopel apresenta-se neste domingo (8)

Pianista Aleyson Scopel apresenta-se neste domingo (8) no Teatro Positivo – Pequeno Auditório

Considerado um dos principais nomes da nova geração da música erudita brasileira, o pianista traz repertório com cinco grandes compositores para recital. A apresentação faz parte do projeto Domingo no Câmpus da Universidade Positivo

CURITIBA, 04/11/2009 – No próximo domingo (8), o Teatro Positivo – Pequeno Auditório recebe um dos principais nomes da nova geração da música erudita brasileira, o pianista Aleyson Scopel. Com um currículo que inclui apresentações em diversos países das Américas e da Europa, o músico traz um repertório sofisticado para o recital que realiza em Curitiba. A apresentação faz parte do projeto Domingo no Câmpus, que a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Positivo realiza desde 2005 com o objetivo de formar plateias de música erudita, com apresentações sempre aos domingos.

 

Peças de Debussy, Villa-Lobos, Chopin, Lizt e Schumann compõem o programa do recital. Para o pianista, os cinco compositores estão bastante ligados a sua formação musical, iniciada quando tinha 14 anos. “O que é bastante atípico no meu meio”, diz. Inicialmente inclinado à música moderna, sendo Debussy um dos seus representantes mais expressivos, Aleyson tomou contato com os compositores românticos, como Mozart e Schumann. “Foi uma descoberta”, confessa. “Foi aí que eu senti que estava, de fato, navegando em águas mais profundas, com um sentimento familiar”, revela.

 

O recital vai unir esses dois momentos musicais – romantismo e modernismo – marcantes para a consolidação da carreira do pianista. “É sempre necessário que eu me identifique com o que estou tocando no momento, senão a peça não ‘acontece’”, conta.

 

Sobre o pianista

Aleyson Scopel é considerado um dos mais promissores talentos da cena erudita nacional. Nomes como Nelson Freire e Miguel Proença são apenas alguns dos principais músicos do país que já elogiaram o jovem pianista. Seus estudos começaram quando ele tinha 14 anos, uma idade considerada elevada para o início da aprendizagem pianística. Três anos depois, Aleyson fazia seu primeiro recital.

 

Ele conta que sua base de estudos foi no New England Conservatory of Music, em Boston (EUA). Estudou na classe de Patricia Zander (1942-2008), uma das mais renomadas pianistas e mentoras do mundo. Formou-se com a mais alta distinção (Distinction in Performance and Academic Honors) na escola americana e fez especialização na Hochschule für Musik Hanns Eisler, da Alemanha.

 

Aleyson já recebeu as máximas premiações nos principais concursos de piano do Brasil, entre eles o Concurso OSB Nelson Freire – Novos Talentos Brasileiro (2003), Magda Tagliaferro (2004) e Artlivre (2005). Também foi contemplado em concursos internacionais, conquistando o prêmio de melhor intérprete brasileiro no Concurso de Piano Villa-Lobos (2006) e de melhor intérprete de música de câmara no Concurso Internacional William Kappel (2007). Também foi o único representante latino-americano no prestigiado Concurso Rubinstein, em Israel (2008), e único brasileiro no Southern Higlands International Piano Competition, na Austrália, realizado em outubro deste ano e no qual ficou em quarto lugar.

 

Como solista, apresentou-se com diversas orquestras do Brasil e do mundo, entre elas a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a New England Conservatory Symphony Orchestra, de Boston (EUA), dentre outras. Em 2008, realizou sua primeira turnê nacional, com apresentações em 14 cidades do país, arrancando elogios de críticos e do público.

 

Sobre o Domingo no Câmpus

O projeto Domingo no Câmpus é uma série de música erudita de câmara promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Positivo para formação de plateia. Desde 2005, o projeto oferece, aos domingos pela manhã, concertos musicais a preço acessível à população e com exposições didáticas sobre as obras apresentadas. ”Dessa forma, além de fomentar o convívio social de todos, estamos disseminando a popularização da música clássica”, explica a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Positivo, Fani Schiffer Durães.

 

Programa

C. Debussy 
La Cathedrale Engloutie

 

H. Villa-Lobos

O Boizinho de Chumbo

F. Chopin

Estudos op. 25 nº 5

F. Liszt

Harmonies du Soir

R. Schumann

Fantasia op. 17

I. Durchaus phantastisch und leidenschaftlisch vorzutragen

II. Mässig. Durchaus energisch

III. Langsam getragen. Durchweg leise zu halten

SERVIÇO

Recital de Piano com Aleyson Scopel

Domingo no Câmpus

Universidade Positivo

Data e horário: Domingo, 8 de novembro de 2009, às 11h

Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Cumprido)

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5 (professores, estudantes, doadores de sangue e pessoas acima de 60)

Mais informações pelo telefone (41) 3317-3446


 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.