Placas em Braille nos onibus de Curitiba

 

Foi aprovado ontem, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto de lei do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) que prevê que todos os ônibus, táxis e vans de aluguel da cidade tenham no seu interior uma placa que identifique o número do veículo em braille - sistema de leitura especial, por meio do tato, para pessoas portadoras de deficiência visual. A lei entra em vigor depois que a prefeitura sancioná-la e publicá-la em Diário Oficial.

O projeto foi idealizado pelo vereador depois de uma solicitação do presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar), José Juarez Martins. Segundo Martins, a identificação do veículo é importante para o cego do ponto de vista da acessibilidade. “Se houver algum problema no veículo, o passageiro vai poder fazer sua reclamação e saber quem estava conduzindo o carro”, explica.

Já o presidente do Instituto Paranaense de Cegos, Manoel Cardoso dos Passos, acredita que a lei não altera em nada o cotidiano dos portadores de deficiência visual. “Nós precisamos saber que ônibus está vindo, e não em qual ônibus estamos”, critica.

O vereador Felipe Braga Côrtes informa que já está conversando com representantes da Urbs - empresa que administra o transporte público em Curitiba -para ver qual a melhor forma de apresentação das placas para os portadores de deficiência. Segundo o vereador, ainda não há prazos para a colocação do material.

Informações do site paraná on line

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.