PUC Paraná recebe Selo Anpei de Empresa Inovadora

Universidade é a primeira do Paraná a ter o reconhecimento da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio da Agência PUC, recebeu o Selo Anpei de Empresa Inovadora, pela primeira vez concedido a uma universidade do Paraná. O Selo Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras -, reconhece e identifica as empresas de vanguarda, que fazem a diferença na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil, além de classificar as entidades merecedoras de recursos públicos para atividades inovativas.

A Anpei é a entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras dos mais variados setores da economia. Atua junto com instâncias de governo e formadores de opinião, visando elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil. Atualmente, a Anpei conta com 165 associados, sendo 107 empresas, 50 entidades orientadas a P&D no segmento produtivo e 8 pessoas físicas. A Associação lançou o Selo Anpei de Empresa Inovadora em outubro de 2008.

 

A AGÊNCIA PUC é uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em cooperação com a sua Mantenedora, a Associação Paranaense de Cultura (APC). Trata-se de um novo arranjo institucional para incrementar a atuação da PUCPR e da APC como agentes de promoção do desenvolvimento sócio-econômico.

A AGÊNCIA PUC atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até a sua transferência para o setor produtivo, mediante alianças e parcerias estratégicas entre a Universidade e as Empresas.

 

Beneficiam-se as Empresas pela obtenção de inovações tecnológicas, organizacionais e sociais a menor custo, decorrentes de investimentos conjuntos.

Beneficiam-se a PUCPR e a APC pela intensificação da Sintonia Social com os diversos atores da sociedade, ou seja, pela formação de profissionais mais capacitados e atualizados e pela produção de pesquisas alinhadas às necessidades de desenvolvimento paranaense e nacional.

 

 

Critérios para qualificação

As empresas inovadoras são identificadas pela Anpei através de processo de avaliação, que leva em conta informações sobre as características gerais da empresa, ramo de atividade, importância dos esforços para inovar e os critérios de qualificação: Intensidade de P&D&I (dispêndios): % médio (cada um dos últimos 3 anos) de despesas internas e externas em desenvolvimento tecnológico versus o faturamento total da empresa; Intensidade de P&D&I (RH): % médio (cada um dos últimos 3 anos) de pessoal envolvido com P&D&I em tempo integral ou parcial, em relação à média anual de colaboradores, qualificados como doutores, mestres, graduados e técnicos; e Impacto da inovação tecnológica (resultado do esforço inovativo): % faturamento do último ano gerado por produtos lançados no mercado nos últimos 3 anos. Recebe o Selo Anpei de Empresa Inovadora a empresa associada da Anpei que pontuar nos três critérios acima.

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.