Os 33

“Os 33” é um filme baseado em fatos reais, aliás, fatos esses acontecidos na história recente, exatamente no dia 5 de agosto de 2010, em Copiapó, Chile.

E isso acaba nos aproximando ainda mais do drama pelo fato de termos acompanhado toda a história dos mineradores que passaram 69 dias soterrados, a 700 metros abaixo do nível do mar.

Um drama chileno que se tornou universal.

O início do filme já nos mostra como os mineradores conviviam em harmonia, eles formavam e formam uma verdadeira irmandade.

Logo eles vão ao trabalho e entram na mina, que é imensa, e que apesar de alguns sinais que ela estava dando de que algo não estava certo, eles ali permaneceram.

O que aconteceu todo mundo sabe, um grande desmoronamento, que deixou os trinta e três mineradores soterrados, porém com vida.

As cenas do desmoronamento são incrivelmente bem feitas.

Eles sobreviveram durante dezessete dias com um intenso racionamento de água e alimento, além do convívio em situação extrema.

Ao mesmo tempo na superfície todos os familiares estavam literalmente acampados em frente à mina para conhecer as novidades do resgate, ao mesmo tempo em que faziam pressão.

É nesse ponto que conhecemos o ministro de Minas, Laurence, protagonizado por Rodrigo Santoro, que foi enviado pelo governo para resolver o problema de forma racional mas acabou se envolvendo emocionalmente com as pessoas e com a situação.

A partir do 17º dia, quando eles foram encontrados, eles mantiveram contato com a superfície e receberam tudo o que precisavam para sobreviver, até o 69º dia, quando eles começaram a ser resgatados. Aliás, um impressionante processo de resgate.

Algumas pessoas podem achar, pelo óbvio da história, que o filme possa ser sufocante, mas não é. A diretora consegue mesclar cenas do interior da mina com cenas do exterior na medida certa.

A única estranheza do longa, é ele ser falado em inglês, espera-se que um filme que conte uma história chilena, com personagens de língua espanhola, mantenha a originalidade, mas não foi o caso.

Uma história real de superação, esperança e coragem, que tem seu ápice no resgate dos mineradores, ápice esse que foi assistido ao vivo por milhões de pessoas por todo o planeta.

No final temos a oportunidade de ver os rostos de cada um dos mineradores hoje, em uma linda cena.

Título Original: The 33
Gênero: Comédia Romântica
Tempo de Duração: 2 horas
Ano de Lançamento: 2015

Direção: Patricia Riggen

Elenco: Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, Gabriel Byrne, Juan Pablo Raba, Cote de Pablo, Martin Sheen, Kate del Castillo.

By RITA VAZ

www.ritavazm.blogspot.com.br

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.