Arquitetura de Curitiba em exposição

Pequeno Auditório recebe, até o dia 11 de setembro, a exposição “Coleção A Capital - a arquitetura contando a história de Curitiba”, composta por 21 painéis que retratam os estilos arquitetônicos ecléticos de Curitiba.

A mostra é parte da Coleção A Capital, série de livros cujos conteúdos são dedicados à memória e ao patrimônio cultural material e imaterial da capital paranaense. A coleção, concebida pela Factum Pesquisas Históricas e editada pela Travessa dos Editores, investe em temas referentes à história da cidade, seu desenvolvimento e os principais agentes que contribuíram para sua formação.

Os painéis referentes à arquitetura eclética de Curitiba ilustram o conteúdo do livro de autoria do historiador Marcelo Saldanha Sutil intituado “O espelho e a miragem: ecletismo, moradia e modernidade na Curitiba do início do século 20”; os demais dizem respeito ao movimento moderno, que por sua vez retratam o conteúdo do livro do arquiteto Salvador Gnoato intitulado “Arquitetura do movimento moderno em Curitiba”. Os livros são, respectivamente, os volumes 6 e 7 da coleção, que se iniciou em 2003. “O estudo e a divulgação destes temas são fundamentais à medida que, somente por meio do conhecimento e da preservação da memória, a população torna-se capaz de valorizar o patrimônio histórico e cultural do local onde vive”, afirma Sutil.

Às 19h do dia 10 de setembro acontece, no Teatro Positivo – Pequeno Auditório um bate papo com os autores Marcelo Saldanha Sutil e Salvador Gnoato. “Durante a conversa, pretendo falar sobre o eclético em Curitiba, as primeiras manifestações que transformaram a paisagem da cidade. Além disso, contarei um pouco sobre os mestres-de-obras e construtores que influenciaram e mais trabalharam no período e a importância deles para a arquitetura da cidade”, diz Marcelo Sutil.

A exposição faz parte dos eventos de extensão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Positivo.

Local: Universidade Positivo – Foyer do Teatro Positivo – Pequeno Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)

Data e horário: de 3 a 11 de setembro – De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e sábados das 9h às 15h

Entrada gratuita

Mais informações: 41 3317-3446

"PS: foto de Curitiba ilustrativa"

 
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.