Estacionamento a R$10 neste domingo de jogo

Shopping Curitiba Crédito Priscilla Fiedler
Shopping Curitiba com estacionamento a R$10 reais para a Copa do Mundo

 

O Shopping Curitiba está com uma ação especial para este domingo (17). O estacionamento terá o valor fixo de R$ 10, durante todo o dia todo, para qualquer período de permanência.

“Estamos localizados numa região de grande movimentação na cidade, e queremos oferecer uma facilidade para os curitibanos que forem torcer pela seleção no Mundial nas imediações”, diz Manuela Lopes, coordenadora líder de marketing.

Neste domingo, por causa do jogo do Brasil, as portas de acesso a pedestres ao Shopping fecham 30 minutos antes do jogo, marcado para as 15h, e abrem 30 minutos depois. O estacionamento estará aberto das 11h às 22h, sem interrupções.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Última atualização em Sex, 15 de Junho de 2018 18:04
 

Jota Quest retorna a Curitiba

Jota Quest em Curitiba dia 15 de junho e apresentará versões acústicas 

 

 

Após passagem triunfante por Curitiba no final do ano passado, a banda Jota Quest retorna à cidade com aclamado espetáculo "Acústico Jota Quest - Músicas Para Cantar Junto", em showque repassa a trajetória de 20 anos de sucesso do grupo em versões "acústicas" para seus maiores hits, além de novas canções compostas especialmente para o projeto. Com realização da Prime, o quinteto mineiro desembarca na capital paranaense, no próximo dia 15 de junho para única apresentação no palco do Teatro Guaíra (R: Conselheiro Laurindo, s/n) às 21h15.

O show é baseado no CD/DVD homônimo, gravado "ao vivo" em São Paulo, com produção musical de Liminha e participações especiais de Milton Nascimento e Marcelo Falcão (O Rappa). Lançado em setembro último, no palco do Rock in Rio, "Acústico Jota Quest" (Sony Music) é a primeira incursão "desplugada" do grupo mineiro. A programação visual e iluminação retro-futuristas do espetáculo são assinados por Ludmila Machado e Lino Pereira.


No repertório, clássicos como "Dias Melhores", "Amor Maior", "Só Hoje", "Do Seu Lado", "O Que Eu Também Não Entendo", "O Vento", "Fácil", "Vem Andar Comigo", "Dentro De Um Abraço", "Blecaute", "Mandou Bem", "As Dores Do Mundo", "Encontrar Alguém", "Sempre Assim", entre outros sucessos, totalmente repaginados para o formato "acústico", além das recentes faixas como "Morrer de Amor" (parceria com Alexandre Carlo - Natiruts), "Você Precisa de Alguém" (com Marcelo Falcão), "A Vida e Outras Histórias" (parceria com Leoni) e "Pra Quando Você Se Lembrar de Mim" (Wilson Sideral), escolhida para ser o primeiro single do projeto, que já soma mais de 25 milhões de views e plays nas principais plataformas digitais.

Com a mesma formação desde sua criação em meados dos anos 90, o Jota Quest de Rogério Flausino (voz), Marco Túlio Lara (Guitarra), PJ (baixo), Paulinho Fonseca (bateria) e Márcio Buzelin (teclados), segue como uma das mais queridas e ativas bandas do pop-rock nacional e promete ao público uma grande e emocionante apresentação para brindar a excelente fase.

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$50,00 (meia-entrada) a R$266,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Premium - R$266,00 (inteira) e R$136,00 (meia-entrada)/ Plateia A - R$236,00 (inteira) e R$121,00 (meia-entrada)/  Plateia B - R$206,00 (inteira) e R$106,00 (meia-entrada)/  1º Balcão A - R$176,00 (inteira) e R$91,00 (meia-entrada)/ 1º Balcão B - R$156,00 (inteira) e R$81,00 (meia-entrada)/ 2º Balcão A - R$114,00 (inteira) e R$60,00 (meia-entrada)/ 2º Balcão B - R$94,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada). A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. ***Já está incluso o valor de R$6,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs)Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), na bilheteria do teatro Guaira (de terça a sábado, das 12 às 21 horas) e também pelo site (www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet). É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro.

 

SERVIÇO:
JOTA QUEST –"Jota Quest Acústico - Músicas Para Cantar Junto"
Quando: 15 de junho de 2018 (Sexta)
Local: Teatro Guaíra - Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (R: Conselheiro Laurindo, s/n)

Horários:
Abertura do Teatro:
20h / Início do show: 21h15
Duração do show: cerca de 120minutos
Ingressos:
R$50,00 (meia-entrada) a R$266,00 (inteira), de acordo com o setor. 
Plateia Premium - R$266,00 (inteira) e R$136,00 (meia-entrada);
Plateia A - R$236,00 (inteira) e R$121,00 (meia-entrada);
Plateia B - R$206,00 (inteira) e R$106,00 (meia-entrada);
1º Balcão A - R$176,00 (inteira) e R$91,00 (meia-entrada);
1º Balcão B - R$156,00 (inteira) e R$81,00 (meia-entrada);
2º Balcão A - R$114,00 (inteira) e R$60,00 (meia-entrada);
2º Balcão B - R$94,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada).
A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer.
Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. 
***
Já está incluso o valor de R$6,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos.

***É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada do teatro.
Forma de Pagamento: 
Não serão aceitos cheques, apenas dinheiro e cartões de débito e crédito Visa, Mastercard, Dinners e RedeShop – parcelamento em até 3x
Pontos de Venda: Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11hs às 23hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs, - e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação -de segunda a sábado, das 10hs às 22hs, e aos domingos, das 14hs às 20hs)Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 12 às 21 horas) e também pelo site (www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet). 
Classificação etária: Livre
Informações p/ o público: (41) 33150808 / 3304-7953 / www.maisumadaprime.com.br
Realização: P
rime

Última atualização em Seg, 11 de Junho de 2018 11:41
 

Pela Primeira vez no Brasil Tom Ziglar

      Pela primeira vez no Brasil, Tom Ziglar ao lado do "Shark" Kevin Harrington

 

 

Nos dias 26 e 27 de maio, São Paulo será palco de um dos maiores eventos internacionais de network e negócios do pais : Mastery by Rafa Prado.
O Hotel Gran Estanplaza vai receber o "Shark" Kevin Harrington e o filho do lendário Zig Ziglar (o maior influenciador de vendas diretas dos EUA), Tom Ziglar.
Essa é a primeira vez que um representante da Ziglar Team vem ao Brasil para uma Master Class focada em técnicas de vendas para empresários.

 

                     

Pela primeira vez no Brasil, Tom Ziglar ao lado do "Shark" Kevin Harrington

 

Kevin Harrington revelou que essa edição contará com um grande diferencial. "É a minha quarta visita ao Brasil e tenho sempre momentos incríveis. Todas as vezes, eu falo sobre empreendedorismo, sobre construir o seu negócio mas dessa vez, estou indo para algo muito especial...vamos falar sobre Zig Ziglar com a Master Class 'Segredos de Fechamentos de Vendas'".

 

Segundo Harrington, quem for ao evento vai poder conferir técnicas inéditas de vendas dos empresários. "Nós vamos compartilhar com você os principais tópicos e segredos quando estivermos aí. além de muitos dos meus próprios para ajudar você a aumentar 10x o seu negócio, talvez até 100x".

 

Rafa Prado revela: "Zig Ziglar foi o mais incrível treinador de vendas do mundo, escreveu 36 livros traduzidos para 36 línguas e milhares de horas de treinamento em videos. Tom vai compartilhar fatos incríveis sobre seu pai, os segredos de venda e a Master Class 'Segredos de Fechamentos de Vendas'."

 

                       

     Pela primeira vez no Brasil, Tom Ziglar ao lado do "Shark" Kevin Harrington

 

O evento acontece nos dias 26 e 27 de maio, 9h às 18h, no Hotel Gran Estanplaza (Rua Arizona, 1517) e custa R$8 mil reais.

Última atualização em Qua, 23 de Maio de 2018 11:55
 

Biquini Cavadão em Curitiba

Uma das mais importantes bandas do rock nacional desde a década de 80 retorna a Curitiba em maio com seu show explosivo que reúne, além das novas canções, hinos de mais de três décadas da carreira. Com realização da Prime, o Biquini Cavadão desembarca na cidade no próximo dia 19 de maio para única apresentação no palco do Teatro Positivo - Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15.

Do vinil ao digital, o Biquíni Cavadão passou por diversas fases desde a década 1980. O grupo que se consagrou na década de 90 e se reinventou no século XXI.Com 34 anos de carreira, a banda traz uma extensa bagagem de estrada, criação e "know how" sobre o mercado musical.

Bruno Gouveia (voz), Carlos Coelho (guitarra), Miguel Flores (piano) e Álvaro ´Birita´ (bateria) trazem os seus principais hits, tais como, "Vento e Ventania", "Janaína", "Timidez", "Daniela", "Chove Chuva", "Zé Ninguém", entre tantos outros, além das novas canções "Um Rio Sempre Beija o Mar".

Os ingressos estão disponíveis e variam de R$60,00 (meia-entrada) a R$200,00 (inteira), de acordo com o setor. Plateia Vermelha - R$200,00 (inteira) e R$105,00 (meia-entrada) / Plateia Azul - R$190,00 (inteira) e R$100,00 (meia-entrada)/ Plateia Amarelo - R$180,00 (inteira) e R$95,00 (meia-entrada)/ Plateia Roxo - R$170,00 (inteira) e R$90,00 (meia-entrada)/ Plateia Laranja - R$150,00 (inteira) e R$80,00 (meia-entrada)/ Plateia Rosa - R$130,00 (inteira) e R$70,00 (meia-entrada)/ Plateia Verde - R$110,00 (inteira) e R$60,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer.  PROMOÇÃO 1 +1 - Na compra de 01 bilhete, o cliente ganha outronomesmo setor.  Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. ***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.****Já está incluso o valor de R$10,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11h às 23h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, -  e quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e São José de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h)Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9hs às 18hs), na bilheteria do teatro Guaíra (de terça a sábado, das 12h às 21h)  e pelo portal www.diskingressos.com.br.

SERVIÇO:
BIQUINI CAVADÃO
Quando: 19 de maio de 2018 (Sábado)
Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) 
Horários:  Abertura do Teatro: 
20h / Início do show: 21h15
Duração do show: cerca de 90min
Ingressos: 
variam de R$60,00 (meia-entrada) a R$200,00 (inteira), de acordo com o setor. 
Plateia Vermelha - R$200,00 (inteira) e R$105,00 (meia-entrada);
Plateia Azul - R$190,00 (inteira) e R$100,00 (meia-entrada);
Plateia Amarelo - R$180,00 (inteira) e R$95,00 (meia-entrada);

Plateia Roxo - R$170,00 (inteira) e R$90,00 (meia-entrada);
Plateia Laranja - R$150,00 (inteira) e R$80,00 (meia-entrada);
Plateia Rosa - R$130,00 (inteira) e R$70,00 (meia-entrada);
Plateia Verde - R$110,00 (inteira) e R$60,00 (meia-entrada).
A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer.  
PROMOÇÃO 1 +1 - Na compra de 01 bilhete, o cliente ganha outronomesmo setor. 
***
Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. 
***Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.
 ***Já está incluso o valor de R$10,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. 
É obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário, na compra do ingresso e na entrada do teatro. 
Forma de Pagamento: Dinheiros e cartões de crédito/débito Visa e Mastercard.
Pontos de Venda: Disk Ingressos (Loja Palladium - de segunda a sexta, das 11h às 23h, aos sábados
, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, -  e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h)Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Guaíra (de terça a sábado, das 12h às 21h)  epelo portal www.diskingressos.com.br.
**Entrega em domicílio com taxa de entrega.
Classificação etária:livre
Informações p/ o público: (41) 33150808 / 33173283/ www.maisumadaprime.com.br
Realização: Prime

Última atualização em Ter, 08 de Maio de 2018 15:56
 

Pabllo Vittar no line up do MECAInhotim

                                            Pablo Vittar

                   

Aparecendo em um momento muito importante para a discussão de gênero e quebrando tabus com suas performances, músicas e personalidade, a cantora Pabllo Vittar está confirmada para o MECAInhotim 2018. A rainha foi escalada para encerrar o festival a partir de uma parceira do festival com o TNT Energy Drink, que surpreendeu o line up da quarta edição do festival trazendo todo o brilho e montação que o show da cantora costuma passar.

 
O evento multicultural da plataforma MECA em parceria com o Instituto Inhotim é realizado há três anos e propõe uma experiência diferente dos grandes festivais. Com um line-up composto sempre por artistas brasileiros consagrados e novos nomes que se destacam da atual cena musical brasileira, o festival propõe uma imersão nos universos de arte, música, cinema, moda, tecnologia e história. A vivência tem como cenário o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o Instituto Inhotim.
 
Agendada nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a quarta edição do MECAInhotim tem ainda atrações confirmadas como Alice Caymmi, Iconili, Rubel, Letrux, Cordel do Fogo Encantado e a rainha Elza Soares.
 
O festival conta com um palco principal, conferências com foco em diversos assuntos, workshops espalhados pelo museu, uma programação diurna com visita guiada ao museu, além de uma mostra de cinema no auditório do Instituto, que terá curadoria de Antônio Grassi e inclui em sua programação o lançamento oficial do filme “Um beijo no Asfalto”, obra baseada na peça homônima de Nelson Rodrigues, com direção de Murilo Benício e atuação de Lázaro Ramos e Débora Falabella.
 
Os ingressos do primeiro lote já estão à venda por R$240,00 meia entrada estudante e R$240,00 entrada social a partir da doação de um livro na porta do evento. Para comprar os ingressos basta acessar o site da Ingresse.
 
O MECA foi criado como evento de música no litoral sul do Brasil em 2010 e, em oito anos de existência, já realizou edições do festival em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brumadinho (Instituto Inhotim). Em 2018, a plataforma multicultural anuncia, além dos eventos nas praças já conhecidas, a expansão para uma nova cidade, Recife, com local e datas a confirmar.
 
 
SOBRE TNT
TNT Energy Drink - Distribuído e produzido pelo Grupo Petrópolis, o TNT Energy Drink está presente em 20 estados brasileiros, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Produzido na fábrica de Teresópolis, está entre os quatro energéticos mais consumidos no Brasil e é comercializado nas versões tradicional, zero açúcar, maçã verde e tangerina. Pioneiro, foi o primeiro energético brasileiro a utilizar o selo higiênico e permanece o único. Possui uma embalagem com tinta especial, sensível a luz negra.


Sobre MECA
Com o conceito de ser “a maior menor plataforma cultural do mundo”, o MECA deixou de ser somente um festival para se tornar uma plataforma multicultural em 2016, contendo eventos (MECAFestival - eventos multiculturais que acontecem em diferentes cidades, combinando apresentações musicais, talks e performances, promovendo o encontro entre arte, arquitetura, música e natureza; MiniMECA - evento mensal gratuito que mistura música, arte, design, experiências, amigos, comidinhas e drinks; MECATalks - Encontros gratuitos com especialistas sobre sobre temas nas áreas de moda, música, comportamento, tecnologia, empreendedorismo e cultura), canais de mídias (MECAJournal - Um jornal impresso mensal gratuito focado em cultura e comportamento; MECANews - uma newsletter semanal e gratuita com uma seleção cuidadosa de textos, links, fotos, vídeos e músicas, dicas de eventos culturais em São Paulo; MECASite - onde se encontram todas as informações da plataforma, versão digital do MECAJournal e novidades sobre o MECA), além das redes sociais, existe também o MECASpot - um espaço físico no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde são realizados vários eventos da plataforma além de dois novos projetos: MECACafé - Uma cafeteria dedicada a cafés especiais, que busca trazer uma maior integração para produtores locais, empreendedores e amantes do café; e MECAExpo - Um espaço dedicado a exposições de arte contemporânea, que a cada mês um artista diferente preencherá as paredes do MECASpot.
 
       
                                             *  continue lendo após a publicidade
                        
 
Originalmente o MECA foi criado como evento de música no litoral sul do Brasil em 2010, e ao longo dos últimos sete anos realizou edições em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brumadinho (Instituto Inhotim) e está prestes a expandir também para Recife. “Produzimos os eventos que a gente gostaria de ir. Geramos o conteúdo que a gente gostaria de consumir. Construímos os lugares que a gente gostaria de frequentar. Criamos os produtos que a gente gostaria de comprar. Investimos nos negócios que a gente gostaria de participar. Aproximamos as pessoas com quem a gente gostaria de conviver. Conectamos as marcas que a gente gostaria de trabalhar. Simples assim.” - Rodrigo Santanna, fundador do MECA.
 
Sobre Inhotim
Aberto ao público em 2006, o Inhotim é um espaço que combina, de forma única, arte
contemporânea, jardim botânico e desenvolvimento humano. Localizado em
Brumadinho/MG, a 60 km da capital Belo Horizonte, o Instituto é um ambiente inovador e
criativo que convida os visitantes a se relacionarem com o mundo de forma mais
sustentável, consciente e transformadora. Em seus 140 hectares de visitação, o Inhotim expõe de forma permanente trabalhos de renomados artistas nacionais e estrangeiros. Atualmente, o acervo em exposição conta com 23 galerias e cerca de 700 obras. Já o Jardim Botânico é composto por aproximadamente 5 mil espécies de todos os continentes. Em seus 11 anos de existência, o Inhotim já recebeu em torno de três milhões de pessoas, tornando-se um dos principais destinos turísticos, artísticos e culturais do Brasil.
 
SERVIÇO
MECAInhotim
Data do festival: de sex. (29) a dom. (1º), a partir das 17h30 (shows); há programação matutina no museu.
Endereço: Inhotim, r. B, 20, Fazenda Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
Custo: (Passaporte 03 dias - primeiro lote): inclui a programação completa e dá acesso a galerias, jardins e obras de arte do Inhotim na sexta, sábado e domingo dentro do horário regular de funcionamento do parque. R$ 240,00 (meia). Possibilidade de meia Social com Doação de Livro na hora. Informações e vendas em:
Classificação: 18 anos
 
 
 

A logística do arrependimento

Sabe quando você compra uma blusa em um site, mas quando recebe o produto em casa, não era bem como imaginava? A textura não agradou, o tamanho não foi adequado ou a estampa era mais colorida do que parecia? Hoje, acionamos a loja e iniciamos o processo de devolução da peça – o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor nos garante isso. Na maioria das vezes, é simples e rápido para o cliente final – o que garante uma boa experiência com a marca. Mas, por outro lado, envolve uma série de desafios para a empresa, que precisa se preparar para a sua logística reversa ser tão eficiente quanto a entrega inicial. O outro “x da questão” é operacionalizar todas as mudanças que vieram quando o consumidor se rendeu ao e-commerce!    

Ao longo dos anos, o comércio eletrônico deu importantes saltos no Brasil, tanto nos seus rendimentos, quanto na representatividade que tem na vida das pessoas. Com melhorias na nossa rede (adeus à Internet discada!), meios de pagamento mais seguros, marketplaces, compras coletivas, entre inúmeros outros fenômenos, o e-commerce ganhou espaço e uma bela fatia da economia brasileira. Enquanto o varejo físico se esforça para recuperar o fôlego, o digital parece viver em outra realidade: em 2017, teve aumento de 12%, em relação ao ano anterior, faturamento de cerca de R$ 59,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

A indústria também passou a ver o comércio eletrônico como um canal direto de vendas e uma grande oportunidade para os seus negócios. Outra mudança significativa foi no mix de produtos, que evoluiu muito. Neste sentido, os últimos anos consolidaram uma única verdade para o e-commerce: a de que qualquer coisa pode ser vendida de forma online!

Cheguei até aqui para mostrar o atual cenário da logística dessas empresas: uma turbulência de números, produtos e transações, com foco na melhor experiência do cliente, em que a pressão por prazos de entrega cada vez menores (até no mesmo dia) é a base de toda a operação. O jogo é outro, as regras estão diferentes e os processos logísticos também mudam completamente!

Antes de tudo, reconsidere conceitos sobre não trabalhar com estoque das suas mercadorias! Mesmo que a tendência seja eliminar, ao máximo, um ativo “parado”, agora, com essa necessidade de pronta-entrega, a disponibilidade do produto representa um diferencial competitivo – é inviável esperar receber o pedido para, só então, começar a fabricá-lo ou encomendá-lo para a indústria, caso você seja um varejista. A questão é ter o estoque correto! E para tanto, é preciso ter previsibilidade de vendas e entender a sua Curva ABC (de produtos com maior giro) para poder tomar decisões e fazer as apostas certas. Só assim, o ciclo rápido, entre cliente e entrega, vai estar garantido.

O próximo passo é assegurar a sua eficiência, definindo qual será a melhor malha logística para atender às suas demandas. Como um e-commerce, normalmente, entrega para todo o Brasil, é preciso ver se faz sentido ter um único e grande centro de distribuição, que empurra o produto para qualquer região, ou vários, em diferentes áreas. Ou, ainda, talvez o melhor seja ter parceiros locais em determinados estados - hoje já existem transportadoras especialistas no setor de comércio eletrônico, para entregas fracionadas, com veículos adaptados para essas rotinas.

O planejamento logístico também precisa compreender as estratégias para a logística reserva, com destaque para as devoluções. Além de atender ao direito assegurado, essa segunda fase pode selar (ou arruinar) o relacionamento da marca com o consumidor. Aqui, os desafios logísticos também são grandes, giram em torno da rapidez e demandam estratégias integradas.

Para começar, normalmente, o custo da logística reversa não está totalmente embutido no valor da mercadoria - é um percentual que nem sempre representa um número real. O problema é que, se a estimativa de devoluções estiver muito abaixo do que as praticadas, a empresa vai ter prejuízo. De novo, olhar para o seu negócio e ter a certeza da previsibilidade é um grande diferencial!

Para retirar esses produtos com os clientes, seja no seu endereço, nos Correios ou da forma como tratarem, ainda há um outro obstáculo de transporte: por quem e como será feita essa operação? Você pode ter uma rede de parceiros e, ainda, buscar a sinergia perfeita para praticar uma das pérolas da logística reversa: aproveitar a volta das viagens de entrega, para recolher os itens de devolução. Isso representa uma economia enorme, mas exige um planejamento mais sofisticado e complexo, tanto em relação às melhores rotas, quanto às mercadorias que serão levadas e ao arranjo físico delas no caminhão, pois podemos ter, no mesmo dia, um fogão e um vaso de cristal, por exemplo.

A próxima etapa é como operacionalizar essas devoluções que chegaram internamente. Pensando que o volume de produtos pode ser gigante e que eles podem, inclusive, ser muito parecidos, o processo torna-se bem delicado para as empresas. Para isso, algumas soluções de automatização com rádio frequência (coletores de dados) são muito eficientes, com ganhos em tempo e organização. Depois é só conferir se não há avarias e dar baixa no pedido original para liberar o item para uma nova venda.

Os caminhos dessa logística nos levam a entender que o comércio eletrônico impõe uma dinâmica exigente para as empresas, que precisam preparar a sua operação para atender às suas necessidades. Para todos os desafios que expus, existem “ajudas”, chamadas tecnologias! Diferentes formas de usar mecanismos de inteligência e especialização para minimizar custos, aumentar a produtividade e expandir a capacidade de atuação das áreas logísticas. E você, já repensou os seus processos? Coloque as melhorias em prática, pois o arrependimento do cliente pode não ser em relação ao produto, mas sobre quem escolheu como prestador de serviços.

*Angela Gheller Telles é diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS

 


Página 8 de 91
Copyright © 2011 Acontece Curitiba. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LinkWell.